Astronomia – História, Campos, Subcampos

Astronomia estuda a origem do universo

Existem muitas respostas para “O que é astronomia?”. As versões se diferem em alguns aspectos, mas são basicamente as mesmas. No seu sentido mais básico astronomia é o estudo de tudo no universo. Em particular, é o estudo dos movimentos e naturezas dos corpos celestes, incluindo mas não limitado a, planetas, estrelas e galáxias. Devido à sua ampla gama o estudo da  astronomia é dividido em várias especialidades diferentes e é baseada em outras disciplinas como matemática, química, geologia, biologia e física.

A astronomia é uma ciência em constante evolução e melhoria. É a ciência mais antiga do mundo. Povos primitivos faziam a observação diária do céu para saber qual a melhor data para semear a terra.

A invenção do telescópio impulsionou a astronomia para uma ciência moderna. Nos tempos modernos, o campo da astronomia dividiu-se em ramos teóricos e observacionais. Astronomia observacional está focada em aquisição de dados a partir de observações de objetos celestes, que é então analisado utilizando os princípios básicos da física. Astronomia teórica é orientada para o desenvolvimento do computador ou modelos analíticos para descrever objetos astronômicos e fenômenos.

Ao longo dos séculos, tem havido inúmeras pessoas que  contribuíram para o desenvolvimento e avanço da astronomia. Alguns destes indivíduoschave incluem: Nicolau Copérnico, Tycho Brahe, Johannes Kepler , Galileo Galilei , Isaac Newton , Albert Einstein , Edwin Hubble, Stephen Hawking, entre outros.